domingo, 4 de março de 2012

GUIA DO CONSUMIDOR CERVEJEIRO I: INSUMOS





Pessoal vou tentar aqui fazer uma guia de compras para o cervejeiro caseiro com uma larga comparação de preço entre fornecedores. Essa primeira postagem é sobre insumos.

Obviamente não vou atualizar o artigo pois seria um trabalho fenomenal então levem em conta que os preços a seguir se referem a primeira semana de março/2012 e contém muitas aproximações quando menciono preços. Se errei grosseiramente em algum dado por favor me avisem que eu conserto na hora!

Além disso, vou sempre tentar mencionar os 2 principais fornecedores nacionais, a WE e a Aturma da Cerveja. Existem outros? Claro, e vou tentar fazer um breve comentários de cada um deles futuramente, mas eles não possuem a quantidade de produtos e não atendem a maior parte do mercado como esses 2 "gigantes".

A propósito, sou carioca e por isso pode acontecer de relatar preços e informações de lojas aqui no Rio de Janeiro que podem não condizer com o de sua cidade.

Enfim, tentarei dar minha opinião não apenas como cervejeiro, mas principalmente como CONSUMIDOR. Para isso terei que fazer críticas e relatar casos que vivenciei ou li nos diversos fóruns e comunidades sobre cerveja da internet. Tais críticas serão construtivas e espero que ajudem os nossos fornecedores a melhorar o serviço. Para os consumidores a finalidade é óbvia escolher melhor o que e aonde comprar!

I – MALTES

Antes de mais nada é conveniente explicar que o malte é uma commodity ou seja, trata-se de um produto de base em estado bruto (matéria-prima) ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores. O que torna os produtos de base muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e "negociabilidade" globais. Em outras palavras, se o dólar está caro o malte está caro se o dólar está barato o malte está barato então é normal o preço do malte variar bastante.

1- Críticas e observações como consumidor

Não irei calcular os fretes, mas levem em consideração que ele chega a ser mais caro que ao valor do pedido em si e que a Aturma costuma ser um pouco mais cara que a WE Consultoria em seus fretes.

Uma saca de 25 kg de malte pilsen é mais barata que seu próprio frete na maioria das vezes! A logística de entrega da WE, mas principalmente da Aturma deixa muito a desejar um frente barato faz toda a diferença quando falamos de malte.

Além disso, vale ressaltar que a Aturma comercializa malte pilsen nacional da agromalte e especiais alemães da Weyermann enquanto a WE vende malte pilsen argentino e tem como fornecedora de especiais a Castle Malting da Belgica. Isso tudo decorre de uma decisão um tanto suspeita de nossos fornecedores no passado como veremos adiante.

2- Antigamente...

Vale contar um pouco de história do comércio de malte. Algum tempo atrás, os cervejeiros caseiros podiam adquirir produtos diretamente da Agrária/Agromalte por preços bem, bem menores (uma saca de 50kg já teve epoca que custava menos de 50 reais!!!) e o frete via transportadora Mercúrio era bem mais em conta (apesar de falhar as vezes). Somente sacas de 50 e 25 kg estavam disponíveis mas a relação custo benefício era realmente tentadora.

No entanto, a Agrária/Weyermann parou de fornecer para pessoas físicas de uma forma até hoje muito mal explicada. Ela na realidade centralizou sua revenda pela Aturma. Resultado? Monopólio de malte da Weyermann e da Agromalte pela Aturma.

Naquela ocasião a WE perdeu sua principalmente fonte de grãos e teve que buscar a alternativa da Castle Malting. Para o consumidor a consequência foi ainda pior, os preços dispararam por conta do frete e preço absurdamente maiores praticado pela a Aturma e WE.

3- Preços

Sacas Grandes (25kg):
  • Aturma: R$ 68,00 (2,7 reais/kg) malte Pilsen e cerca de R$130/175 (~6 reais/kg) maltes especiais
  • WE Consultoria: Saca de35kg = R$ 88,00 (2,5 reais/kg) malte pilsen e R$104/166 (~5,2 reais/kg) maltes especiais.
Sacas Médias (5kg):
  • Aturma: R$ 15,00 malte pilsen (não vende sacas de 5kg de maltes especiais)
  • WE Consultoria: R$18,10 malte pilsen e R$25,00/40,00 maltes especiais (R$5,00/8,00 reais o kg).
Sacas Pequenas de maltes especiais (fracionadas em 1kg):
  • Aturma: R$ 6,50/11,60
  • WE Consultoria: R$ 5,40/9,12.

4- Conclusões

Para maltes a WE sai ganhando no preço dos grãos, no frete, e até no quesito “histórico” haja vista que ficou muito mal explicado o lance da Aturma/Agrária/Weyermann. Aliás, para os interessados houve de fato uma discussão acirrada na época, e infelizmente nenhuma explicação foi dada diretamente ao consumidor no site de nenhuma das empresas que preferiram silenciar sobre o assunto. Para o consumidor restou se conformar com o baita aumento de preço sem reclamar afinal a Aturma passou a praticamente monopolizar o comercio de maltes para cervejeiros caseiros (hoje em dia a WE já igualou as coisas). Veja a discussão aqui:

Outra opção seria utilizar os fornecedores menores (Bodebrown, Cervejando, Masterbrau...) que podem ser uma boa se eles se encontram em sua cidade( assim você pode economizar o frete)

Desde a saída de cena da Agrária o cervejeiro caseiro ficou sem uma opção com preço justo para comprar maltes.

Minha sugestão? Compras coletivas! No sul, são comuns compras coletivas de malte da Maltear uma maltaria argentina. Em geral o preço fica em torno de 1 real o quilo (entrega inclusa). Preço excelente se comparados ao praticado pelas WE e Aturma que é pelo menos 5 vezes mais caro!

II – LÚPULO

O lúpulo, assim como o malte, também é uma commodity. No entanto, ele é um pouco mais complicado haja vista que sua qualidade é muito sensível ao tempo e ao armazenamento. Vejamos

1- Críticas e observações como consumidor

É impressionante o descaso tanto da WE como da Aturma quando o consumidor busca informações extras antes da compra sobre determinado produto. Tentei por diversas vezes saber a SAFRA dos lúpulos ora comercializados. A única vez que obtive resposta foi em uma ligação da WE após ter insistido e mandado 5 e-mails praticamente seguidos. A Aturma sequer se dignou a responder os e-mails como é de seu costume (pelo menos comigo).

Gente, saber a safra é essencial. Infelizmente encontramos no Brasil muitos lúpulos de safras extremamente antigas (2008 e 2009) que já estão com a qualidade bastante reduzida (aroma e amargor prejudicados)!

É essencial comprar apenas lúpulos frescos da safra 2010 (2011 preferencialmente) em diante. Sempre perguntem a safra do lúpulo antes de comprar.

2- Má vontade, má-fé, descaso ou simplesmente falta de conhecimento?

Como cervejeiros muitas vezes vemos as raras lojas especializadas a nossa disposição como grandes contribuidores da "causa" que possibilitam a prática do nosso hobby. Enxergamos essas empresas, sites, blogs como aliados idealistas e desprovidos de interesses mesquinhos (muitas vezes é verdade).

Como consumidores, no entanto, temos que enxergar e reclamar de eventuais abusos e exageros mesmo que tenham sido praticados por nossos "parceiros" contribuidores. Não é errado ganhar dinheiro com cerveja, mas é errado fazer isso desrespeitando ou enganando o consumidor.

É importante saber que temos o direito legalmente amparado de obter a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (art 6°, III do CDC). Informar isso tudo é um dever do fornecedor.

Infelizmente nunca consegui facilmente informação sobre os produtos (principalmente o lúpulo) tanto da WE como da Aturma. Não sei se elas me consideram um consumidor chato por perguntar coisas como “qual a safra do lupulo” ou “como é feito o seu transporte/armazenamento”. Pessoalmente acho que chato são eles de venderem lúpulo velho e fazer o cervejeiro caseiro comprar “gato por lebre” e o pior, com preços exorbitantes.

Sinceramente, posso estar errado em minha colocações que não devem ser lidas como verdade absoluta tanto que faço questão de me retratar se houver uma explicação lúcida para tudo isso. Mas a princípio essa dificuldade de acesso a informação é um suposto indicativo de 2 comportamentos que desrespeitam o cervejeiro caseiro como consumidor:
- Ao invés de fazer várias importações e manter estoque com lúpulos mais frescos e de maior qualidade elas talvez prefiram importar em quantidades exageradas e/ou de safras antigas para baixar o preço. O ônus desse comportamento, é claro, é do consumidor que acaba tendo um produto de péssima qualidade à sua disposição.
- Elas evitam informar a safra pois, conhecedoras do problema da antiguidade de seus lúpulos, preferem esconder a informação do consumidor que caso contrário iria sempre preferir as variedades mais frescas e o estoque da “velharia” iria para o lixo.

OBS: estou supondo que elas possuem conhecimento técnico para saber que o frescor do lúpulo é essencial para sua qualidade caso contrário sugiro os seguintes artigos para conhecimento:

When selecting whole hops, you should take a look at the cones to assess their freshness and condition

When hops go south, they impart an oxidized, stale, cheesy aroma through the brew. Focus on the freshest hops when choosing. They retain better flavor and aroma. Less of the acids and oils have degraded, meaning a better bittering character.

The use of fresh whole or pelletized hops in a knowledgeable manner can immensely improve the quality

Whichever form of hops you choose to use, freshness is important. Fresh hops smell fresh, herbal, and spicy, like evergreen needles and have a light green color like freshly mown hay. Old hops or hops that have been mishandled are often oxidized and smell like pungent cheese and may have turned brown.

3- Preços

Vou acrescentar a HopsDirect, site americano que, diferentemente dos fornecedores nacionais informa direitinho a safra dos lúpulos que normalmente são mais frescos, mais baratos e mais confiáveis (mesmo com frete p/ o Brasil).


FORNECEDOR
WE
ATURMA
HOPSDIRECT




Preço (250gm)
~R$ 32,00
~R$25,00
~R$10,00
Frescor Qualidade
Improvável
Improvável
sim
Informação de SAFRA
difícil/impossível
difícil/impossível
sim
Variedades Disponíveis
algumas
poucas
muitas
Quantidades
Apenas 250gm
50, 250, 500 e 1000gm
450gm+
Flor
Sim
Não
Sim
Frete para 1kg:
~ R$15,00/20,00
R$ 23,00
R$ 33,00
Preço + frete 1kg:
~R$115,00/140,00
~R$80,00/125,00
~R$70,00/90,00

4- Conclusões:

A hopsdirect é um site seguro, confiável, com informações clara, lúpulos frescos e em grande variedade ou seja, ganha dos fornecedores nacionais em todos os quesitos, ou seja:

- NÃO ACONSELHO COMPRAR LÚPULOS NO BRASIL SEJA NA WE, SEJA NA ATURMA HAJA VISTA QUE O PREÇO, QUALIDADE DO FORNECEDOR ESTRANGEIRO É BASTANTE SUPERIOR ALÉM DO ABORRECIMENTO QUE  PASSARia PARA ADQUIRIR A INFORMAÇÃO SOBRE O PRODUTO AQUI NO BRASIL

Imagino que irei receber algumas críticas por “depreciar o fornecedor nacional”, mas sou da opinião que o cliente tem que ter prioridade. Enquanto não responderem meus e-mail, não fornecerem informações sobre os produtos ou competirem em termos de qualidade e preço de igual para igual com as opções lá fora certamente a WE e a ATurma não terão a minha preferência.

OBS: A época da colheita do lúpulo tanto europeu como americano é entre setembro e outubro portanto, a safra mais recente até  10/2012 é a de 2011! A de 2010 já é velha, a de 2009 e 2008 então já considero impróprias para consumo e deveriam ir para o lixo, digo, AMBEV.

OBS2: A profil lúpulos, fornecedora carioca informa sempre com presteza e rapidez a safra dos lúpulos (variedades da Eslovênia) que comercializa e os pacotes de 100g são todos de 2010 e custam entre 10 e 15 reais. Aqui no Rio de Janeiro é uma ótima opção para pequenas quantidades. Aconselho!

III – FERMENTOS

Aqui no Brasil praticamente só temos acesso a fermentos secos então para fins de comparação nem vou comentar sobre as variedades líquidas.

Vale ressaltar que são basicamente 2 indústrias que produzem:
  • Fermentis: S04, US05, S33, T58, S23, WB06 e W34-70
1- Críticas e observações como consumidor

Como faz tempo que não compro fermentos aqui no Brasil pelas razões que mostrarei adiante, não sei se tal prática ainda ocorre, mas é sabido que houve uma época em que a Aturma não revendia pacotes fracionados pela indústria. Ela comprava em quantidades maiores e fracionava ela mesma para baratear os custos.

No entanto, os referidos pacotes fracionados pela Aturma não vinham com as 11,5gm indicadas pelo fabricante e anunciadas no site, mas sim com 8gm (pelos menos foi oque ocorreu em todos os pacotes medidos com balança de precisão na ocasião).

Ora, todos sabemos que essas 3,5gm ausentes fazem uma diferença enorme em termos de inoculação. Um pacote passa a não ser o bastante sob o risco de ter uma fermentação problemática com um lag-time maior por exemplo.

Foi exatamente o que aconteceu com o meu vizinho Renato Steiner uns tempos atrás, vejam a discussão:

O problema foi resolvido com presteza pela Aturma que se prontificou a enviar maltes, lupulo e fermentos usados na leva perdida mostrando pelo menos nesse momento um atendimento e respeito ao consumidor de primeira linha (talvez reclamação pública resulte em resultado mais rápidos e favoráveis).

No entanto, o que acho realmente suspeito é terem o cuidado de fracionar o fermento em ambiente 100% estéril, CO2 e radiação para livrar os envelopes de contaminantes e depois falhar na etapa mais fácil pesando o produto com um erro (para menos) de mais de 30%.

2- Preços

Novamente vamos a parte mais importante, o preço hehehe. Como todos os fermentos já se encontram dentro do pacote e, suponho, dentro da validade. Vou imaginar que a qualidade do produto é sempre a mesma independente do fornecedor.

Fornecedor
WE
ATURMA
EBAY BRUHAUS




Preço (1 sachet)
R$ 9,50/14,20
R$8,86/20,25
R$1,69/6,38
Frescor/Qualidade
Sim
Sim
Sim
Variedades Disponíveis
9
10
inúmeras
Frete para 10 sachets:
~R$15,00
R$ 18,30
~R$ 30,00
Preço + frete 10 sachets:
~R$ 135,00
~R$155,00
~R$80,00

* Já comprei sem problemas nessa loja no Ebay, Brahaus é confiável. Mas se preferir uma loja normal como a Midwest Supplies ou Morebeer a faixa de preço é bem parecida!

IV – ADJUNTOS E ESPECIARIAS

Temos muitos outros insumos para utilizar nas nossas cervejas como aveia, trigo não maltado, especiarias, chips de carvalho, extratos e etc...

1- Críticas e observações como consumidor

Certa vez quebrei meu densímetro e como aqui no Brasil o preço é impeditivo (R$53,00 na WE e R$71 na Aturma) acabei comprando lá fora por uns R$8,00.

Enquanto isso, decidi fazer uma cerveja de extrato de malte haja vista que supostamente não precisaria de densímetro para calcular a densidade que já vêem padronizada de fábrica e o meu iria levar um tempo para chegar dos EUA.

Enfim, comprei o extrato de malte na Aturma que veio sem qualquer informação basicamente um saco cheio de rarope com um etiqueta escrito "extrato de malte para cerveja pale ale". Imediatamente mandei um, dois, três e-mails perguntando qual era a densidade/gravidade e a cor (SRM/EBC) do produto e não obtive qualquer resposta, apenas silêncio.

Acabei fazendo uma cerveja de extrato sem ter idéia, do teor alcoolico, OG, cor... nada! Isso além de ser um absurdo é um risco haja vista que a OG é essencial para calcular a atenuação que se não for bem feita pode gerar super carbonatação e consequentemente garrafas explosivas.

A cerveja em si se provou aguada e cidrada o pessoal que tomou até fez piada chamando ela de “Quadrupel do Bode” e parecia mais leve que Bud Light. Lógico que levei a piada "quadrupel do bode" na brincadeira, mas certamente a culpa daquela cerveja ter saído ruim foi da Aturma afinal como poderia ajustar o produto sem saber suas características?

A WE por sua vez está vendendo 5 graminhas de coetro por inacreditáveis R$5,00. Por esse preço compro quase 200 gramas de coentro nas Casas Pedro (loja de temperos aqui no Rio de Janeiro). 

2- Preços
  • Aveia, coentro, casca de laranja...: Produtos naturais valem a pena ser comprados nas lojinhas de seu bairro tanto pelo preço, como pela comodidade e frescor da mercadoria.
  • Chips de Carvalho, whirfloc, nutrientes para levedura e etc: Em geral os preços da WE e da Aturma são bons e vale a pena pedir esses itens com eles!
IV- COMENTÁRIOS FINAIS

Se vc não é um cervejeiro que produz regularmente e quando o faz  o volume de produção é pequeno, a WE e a Aturma ainda são a sua melhor opção. Não adianta comprar uma saca de 25kg se você só vai termina-la em 5 anos!

Agora, se vc quiser economizar dinheiro o fornecedor estrangeiro pode ser uma boa pedida para todos os insumos (a exceção do malte é claro). Caso contrário converse com amigos, organizem compras coletivas, procurem a melhor preço e sejam consumidores conscientes.

Sei que peguei pesado nos comentários, mas o motivo é justo. É notório que temos poucas lojas especializadas para “homebrewers” aqui no Brasil, mas, na minha opinião, isso não é razão para que haja essa inversão de valores na qual o consumidor é que “paparica” o fornecedor. Pelo contrário, para mim é a WE, a Aturma e as demais lojas que tem que correr atrás do consumidor mostrando respeito, garantindo qualidade e vendendo por um preço justo e competitivo.

Infelizmente essa não a realidade atual, muitas vezes o cervejeiro caseiro é ignorado nas suas dúvidas via e-mail, os produtos não tem informações divulgadas adequadamente, a qualidade deixa a desejar e os preços em geral são exorbitantes se comparados ao fornecedor estrangeiro mesmo levando em conta fretes internacionais (OBS: como as compras calculadas não ultrapassavam $50,00 não acrescentei imposto).

Fiz essa postagem como um protesto singular para tentar mobilizar o consumidor cervejeiro a buscar a qualidade,a informação e um preço justo junto a loja escolhida. Espero sinceramente ajudar a melhorar esse mercado que ultimamente anda deficiente de certos valores.

OBS FINAL: Estou dando esse meu parecer como consumidor. Não ganho dinheiro com cerveja, não vendo cerveja, não recebo brinde de canto nenhum e meu blog não me rende 1 centavo. Essa postagem é basicamente um desabafo meu que como consumidor de produtos para homebrewers já tive minha cota de sofrimento. Espero não me tornar persona non grata no meio, mas como eu disse as lojas nacionais tem muito que melhorar e as críticas são construtivas.

52 comentários:

  1. Desde que comecei com o hobby cervejeiro já gastei mais de 500 doletas no ebay.
    Fermento, lúpulo, torneira inox, conexões postmix, refratômetro, chiller. Só comprei as coisas grandes ou pesadas aqui... panelas, malte, fogareiro, lactose, mas o resto, prefiro me planejar e esperar 6 semanas do que me submeter!

    Apoiado Bode!

    ResponderExcluir
  2. A exemplo seu, também adquiro meus lúpulos na hopsdirect e os fermentos no eBay. Eu basicamente uso as duas fornecedoras nacionais apenas para compra de malte.

    Falando nelas, a WE parece-me mais séria e comprometida com o consumidor. Mas ainda assim comete falhas. Recentemente recebi um saco de Cara 50 que havia sido "contaminado" com muitos grãos de malte chocolate. Não tive problemas sérios com o sabor, mas a cerveja nunca ficava na coloração pretendida.

    Já quanto A Turma, fica até complicado tentar amenizar. Eles são fornecedores exclusivos da WEYERMANN no Brasil e nem isso impede que eles sejam uma verdadeira piada em termos de atendimento e preço. Os fretes quase sempre saem MUITO mais caros que as compras em si (fico me perguntando como um frete Campinas-RJ é mais caro que um frete POA-RJ?) Isso certamente tem a ver com maximização de lucros. Por conta de gente assim o nosso hobby ainda é visto como algo seletivo e elitista.

    Admiro sua coragem em botar a cara à tapa. Eu não ponho meu nome aqui pois amo fazer cerveja e não quero entrar em lista negra de nenhuma das duas fornecedoras. Mas enquanto não houver melhora, nós cervejeiros caseiros continuaremos sofrendo insatisfeitos.

    ResponderExcluir
  3. Bode,

    Esse post deveria ser divulgado em todos os canais sérios sobre homebrewer no Brasil, quanto à WE não posso falar muito pois nunca comprei de lá, apenas fiz algumas consultas por e-mail e sempre fui bem atendido.

    Já A Turma pra mim deveria SUMIR do mapa, só de ouvir esse nome já me dá raiva. Uma pena o Afonso ter tantas amizades no meio cervejeiro pois certamente é só isso que ainda mantém esse LIXO de empresa viva.

    Suas dicas para lúpulo e fermento são muito úteis e precisamos espalhá-las, aqui no BR as coisas só funcionam no boicote mesmo. Quando do rolo da Agromalte fui um dos que sugeriram um boicote à turma e desde então só tenho consumido Castle mas pelo visto fui um dos poucos a agir assim...

    Enfim, excelente post, ainda sonho em ter em SP uma loja como a Northern Brewer mas sei que isso ainda vai demorar decadas...

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Galera valeu o apoio. Achei que fosse receber mais críticas que elogios. Bom saber que minha linha de pensamento não é solitária.

    A propósito, tentarei colocar em alguns dias a parte 2 com preços e comentários sobre equipamentos.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Cada dia que passa fico mais fã do Bode. Parabéns e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Sou iniciante, e realmente a maior dificuldade é comprar insumos. WE, A Turma tem o frete impraticável. Em Sao Paulo, tenho usado o Sinnatrah, mas eles tem muitas no estoque. Agora por estes dias encontrei um novo site www.beerlovers.com.br. Alguém conhece ?

    ResponderExcluir
  7. Recem inaugurou o Beerlovers, acho que deve ter uma semana de vida rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui lá hoje na Beerlovers ( economizei o frete !!!! ), e informaram que estão vendendo malte da WE. O preço tá bem parecido com a Turma, com a vantagem de que morando em SP pode retirar. Espero que sobrevivam !!! Pra mim, que compro pouco, valeu a pena !

      Excluir
  8. Bode, seu desabafo não é solitário. Ele dá voz aos problemas que enfrentamos frequentemente. Qualidade, atendimento, transparência, preço, diversidade, agilidade e livre concorrência não deviam ter que ser exigidas; são direitos de nós consumidores que mantemos as empresas no mercado. O seu post é o clamor dos cervejeiros caseiros. Parabéns.

    Saudações cervejeiras
    Rodrigo
    www.cervejaartesanalonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Cara, lendo seu post e vi a realidade que estou tendo com as lojas que vendem os produtos e optei em comprar tudo fora, demora, mas a qualidade e preço ajudam em muito.

    Tá de parabéns pelo post, muito bem detalhado e escrito, sempre acompanhei seu blog, porém nunca tinha escrito aqui.

    Continue com esses excelentes post's

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o post, ainda mais que este assunto já foi levantando em dois recentes posts da comu.

    Quando vejo os posts antigos vejo o quanto evolui o número de cervejeiros, tecnicas, informações, novas nanos e micros cervejarias, mas lojas descentes de insumos nada!!!
    Parei de comprar na turma por causa do monopólio, preço do frete( é inacreditável o mesmo produto cotado na We e Turma para Diamantina MG o preço do frete chega a ser o dobro) além dos produtos fracionados de forma suspeita.
    Estive na italia e comprei um torneira de plastico por 3 reais ( também é importada na italia) na We sai por 28 reais!!!!!
    Torço para que algum empresário de São Paulo, Rio ou Belo Horizonte abram uma loja de insumos e que ganhem muito dinheiro respeitando o consumidor.

    Obs: Você não falou da precariedade das plataformas dos sites, são do tempo do onça!!!!! Pode isso Arnaldo?

    ResponderExcluir
  11. Bode, concordo plenamente com tudo, tb compro algumas coisas foras, demora pra chegar as vezes sOmos tarifados, mas ainda assim vale a pena...a WE não informa muita coisa mas atende bem, agora quanto a Turma pra mim poderia sumir do mapa, péssimo atendimento, frete caríssimo, pra te mandar o rastreio da mercadoria vc precisa ficar mandando email e implorando o cod. e quanto ao malte é uma pena q o monOpÓlio esteja nas mãos deles....vamos ficar sem....TOMARA Q A AGRÁRIA VEJA OS COMENTÁRIOS QUEM SABE CAI A FICHA...
    GRANDE ABRAÇO....

    ResponderExcluir
  12. Sem dúvida o melhor site para cervejeiros caseiros. Parabéns Bode.

    ResponderExcluir
  13. Excelente post, muito útil e parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  14. Mandou muito bem no seu Post!
    Acredito que a repercussão deste irá trazer resultados benéficos para nós consumidores e também para quem vende, pois se eles eles atenderem melhor aos nossos anseios, venderão mais e melhor.
    Eu, assim como outros que já comentaram aqui, também costumo trazer algumas coisinhas importadas, mas se tem uma coisa que aprendi com os gringos é o lema: Support the locals! Como moro na região sul, procuro comprar sempre da WE e sempre fazendo compras grandes e conjunta com outros cervejeiros para dividir o frete. O atendimento sempre foi de primeira e sempre que solicitei informações sobre os maltes eu as obtive. Eu ainda não me preocupei com a sabra dos lúpulos, mas sei que eles armazenam em câmaras frigoríficas. Já comprei lúpulo cascade na Argentina e quebrei a cara, com um produto que já estava oxidado por ser acondicionado de maneira imprópria. Com certeza o maior problema que vejo no momento é o monopólio do malte da Agrária e da Weyermann. Mesmo não gostando muito da qualidade do malte Argentino, faço questão de comprá-lo, pois acredito que esta palhaçada de Monopólio tem de acabar!

    ResponderExcluir
  15. Daniel, belo post. Valer o seu direito consumidor de insumos no Brasil é algo complicado.

    Enquanto isso, "Alex DeLarge neles"!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Daniel Goulart da Silva5 de março de 2012 05:48

    Excelente Post, sou cervejeiro caseiro de apenas 03 levas e tenho aprendido muito com o blog, vale ressaltar que fiz o curso na WE e compro deles e algumas coisas da morebeer.com (chega em inacreditáveis 17 dias corridos!. Agora quanto ao atendimento da WE, sempre fui muito bem atendido(moro em Porto Alegre e vou lá pessoalmente), e as minhas dúvidas sempre foram sanadas, mas obviamente seria muito melhores os preços com uma maior concorrência. Em tempo, o site é dos fornecedores nacionais citados são muito precários. Abraços e parabéns pelo Blog. Daniel Goulart da Silva

    ResponderExcluir
  17. Uma observação: se levarmos em conta que há 5 anos atrás o número de cervejeiros caseiros era menor do que é hoje, obviamente temos um mercado interno consumidor maior, correto?

    Mesmo que vc leve o dolar como referência, acredito que não esteve muito abaixo da cotação atual, pelo contrário (mas n sou nenhum economista/especialista no assunto moeda estrangeira).

    Aumentou o número de consumidor e os preços de insumos também???

    Acho que alguns comerciantes de produtos cervejeiros podem levantar a questão de encargos/impostos que uma pessoa jurídica está sujeita no Brasil, para justificar alguma coisa. Porém, essas são variáveis que devem ser levadas em conta na hora de se abrir ou não o negócio. Realmente, não pode-se botar isso na conta do consumidor e não tratá-lo com o devido respeito e transparência.

    No caso dos lúpulos, especificamente eu penso o seguinte: ofereçam tb a qualidade, haja visto que exstem clientes que estão preocupados com isso. P. Ex:
    LÚPULO X SAFRA 2009 = R$ 3,00/kg
    LÚPULO X SAFRA 2011 = R$ 6,00/kg

    A informação correta dos fornecedores já passaria uma imagem diferente deles.

    Agindo desta forma, pra mim, estão dando tiro no próprio pé, e o cervejeiro caseiro brasileiro deve SIM buscar alternativas melhores.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom esse post!!

    Acham que somos ignorantes...que desconhecemos o mundo. Está cada vez mais fácil importar, trago de fora tudo que é possível, por que pagar p/ atravessadores o que vc pode comprar diretamente!?

    ResponderExcluir
  19. a unica coisa que eu não gosto na WE é a postura blasé deles. Eles não olham na tua cara, não te explicam as coisas direito e falam contigo como se fossem donos da verdade, só eles estão certos, o processo deles é o mais correto de todos!

    ResponderExcluir
  20. Sua versão dos fatos é compartilhada por muitos. Vamos buscar alternativas! Assim que pesar no bolso dos fornecedores talvez corram atrás de clientes ou abram espaço para quem quer fazê-lo.

    ResponderExcluir
  21. Primeiramente parabéns pelo teu blog. Estou iniciando agora a produzir cerveja, e já havia percebido essas diferenças entre valores e falta de opção para compra de insumos. Compartilho da sua opinião. Continue fazendo esse otimo trabalho, e mostrando as dificuldades dos cervejeiros caseiros.
    Valeu
    Antonio

    ResponderExcluir
  22. Eu comprei da turma apenas uma vez, quando fiz minha primeira leva, ha 2 anos atras, fiquei louco em ver que o lupulo que tinha comprado, vencia em uma semana e o fermento em 3 dias. Ou seja, quem é marinheiro de primeira viagem, Aturma faz a festa.
    Eu sempre comprei na WE, sempre fui atendido, mas esse lance do lupulo achei um absurdo. Vou começar a comprar de fora tbm.
    Bode foi muito importante mostrar como estamos sendo tratados. To com esperança do pessoas do Lamas, que ta pra fazer uma loja de insumos a nivel de lojas do EUA. Tomara que desbanque estas 2 e que possamos ter qualidade de preço e atendimento.

    ResponderExcluir
  23. A Turma - Prós: Malte Weyermann; Cons: Atendimento. Eles simplesmente não respondem o email.

    WE - Prós: Atendimento. São eficientes e respondem rápido. Se tiver algum problema eles trocam sem erro; Cons: Malte Castle. O que vem de pedaços no malte é brincadeira. A qualidade do Weyermann eh mto superior.

    Ambos - Prós: Ter onde comprar! Isso eh mto bom; Cons: Frete. Se for fazer uma receita de 20 lt, o frete fica mais caro que os insumos. O esquema é juntar 3 ou mais pessoas para rachar.

    ResponderExcluir
  24. Fiquei contente com a repercussão e os comentários da galera mostrando seu descontentamento!

    Para vcs terem uma ideia, o blog costuma ter umas 400 visualizações/dia, mas ontem após a postagem alcançou o recorde de 1.113 visualizações!

    Curiosidade: Ontem finalmente a Aturma me procurou respondendo meu e-mail e pedindo desculpas pela demora. Informou que toda sua linha de lupulos é da Safra de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai!!! Responderam? RSRSRS Antes tarde do que nunca né?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  25. Quando comecei a fazer cerveja, há cerca de 3 anos atráz, buscava no CD da Agrária malte pilsen 50kg por uns 50 reais. Essa opção simplesmente foi cortada para pessoas físicas. Cada dia está mais difícil manter esse hobbie. O pessoal parece que se conformou. Aqui no sul, estávamos comprando malte pilsen argentino 40kg por 75 reais, agora eles já cresceram o olho e os 40kg estão 100 reais. Esse seu post foi muit bom, parabéns pela coragem. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Meus parabens pela coragem;
    Tenho certeza que muitas pessoas pensam como você, mas por algum motivo não se pronunciaram (inclusive eu). Apesar de termos comércio de produtos no mercado interno, estes vêm se mostrando incapaz de atender a demanda. Vistos que as pessoas que usam estes produtos tenham isto como hobby ou pequenos comércios, são pessoas esclarecidas e que estão em constante aperfeiçoamento de suas técnicas. Só eles não percebem o quão estamos descontentes, e o nosso silencio, não indica que estamos satisfeitos e acomodados, estamos buscando novas opções e o mercado externo nos fornece estas opções. Portanto pesquise, atualize-se e vamos sim explorar as opções no mercado externo.

    ResponderExcluir
  27. Na minha terra tem um ditado :"O cliente vota com os pés!". Ou seja quando ele não gosta, ele não volta mais no lugar. Eu não compro mais na Agraria, não compro mais Weyermann e falo para tudo mundo por que! (você colocou bem a nossa discussão na ACERVA Floripa! ;))

    Gosto do atendimento da WE. Na verdade do atendimento do Rocha! Uma unica vez foi atendido pelo Werner Emmel e não foi um dos momentos melhores. O problema na WE é o preço, não tem justificativa!

    Compro o meu malte na Malteria do Vale em Taubaté, com CNPJ. Preço bom! Moro 30km dali e faço o meu frete próprio!

    Obrigado pela dica do Hopsdirect não conhecia!

    Uwe Lüdke

    Antoniusbier

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo post, inclusive já surtiu efeito, entrei hoje no site da turma e já atualizaram com a safra dos lúpulos...
    Apesar de estarmos meio que na mão deles, pelo menos parece que estão dispostos a melhorar...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Os preços de fermento na WE estão na faixa dos 8,80, conforme cotação recente....

    ResponderExcluir
  30. Está de parabéns, o que você escreveu ajuda muito a pessoas como eu que está iniciando no hobby, tenho tido muita dificuldade em iniciar e sempre que estou com duvidas busco seu blog.

    Em relação aos fornecedores citados tenho apenas a experiência de compra na Aturma e Master Brau, para a master brau dou nota 10, muito atencioso, a troca de e-mail é quase instantânea, agora Aturma estou até agora 100% insatisfeito com o atendimento, fiz uma compra inicial relativamente alta para quem está começando um pouco mais de R$300,00 fiz isso para poder economizar no absurdo frete, acima de R$80,00. Após pagamento dos insumos só fui ter contato pela Aturma após 10 dias, isso porque enviei quase um e-mail por dia perguntando quanto sairia o frete! após os 10 dias ainda vão demorar até 7 dias para receber o produto. É... visto a demora que é comprar da Turma, as vezes comprar de fora pode até ser mais rápido.

    Mais uma vez parabéns pelo seu blog, todos os Post's são de grande ajuda aos cervejeiros.

    Prosit!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo post, Bode! Ajuda bastante na hora de ir às compras!

    abraços
    Fernando

    ResponderExcluir
  32. Coloquei uma enquete gente!! Mais uma vez agradeço a força de todo!

    LINK PARA A ENQUETE:
    http://www.enquetes.com.br/enquete.asp?opcao=5463390&opcao=5463391&id=1021047

    ResponderExcluir
  33. Isso ai Bode mandou super bem com esse tema, temos que alertar o pessoal que esta iniciando. Tambem estou meio que comecando,tenho apenas pouco mais de um ano e tenho muito que aprender.
    Comecei comprando com Aturma por nao ter conhecimento de outras. Ja cheguei a pagar 110 reais pro um frete de 3 kits. E para quem compra um kit de cada vez, sabe que o frete `e praticamente o preco de outro kit!!! Pelo menos pra mim esse
    sofrimento a acabou!!! Descobri que Norberto Herrero
    mora na cidade vizinha aonde tenho que ir uma vez por semana!!!!
    Parabens por todo o seu trabalho e tempo dedicado a nossa cultura cervejeira.
    Abracos,
    Luiz Eduardo

    ResponderExcluir
  34. Fiz compras no Bruhaus e chegou tudo certinho, 25 dias depois. Capper Red Baron por R$28, fermentos por uma média de R$4 (por volta de um ano até o vencimento), Lúpulo Saaz por R$3,30 a onça, papel para teste de ácido por R$9 e por ai via. Vale bastante a pena.

    ResponderExcluir
  35. Cervejeiros,

    Concordo com todas as críticas aqui mencionadas e com todos os relatos aqui deixados. Realmente temos muito a fazer para engrandecer este hobby tão gostoso que é fazer a nossa própria cerveja com produtos de qualidade, preços bons e prazos de entrega satisfatórios.

    Estamos trabalhando internamente para melhorar e atender vocês de forma mais efetiva e eficiente. Dentre os trabalhos internos de melhoria já realizados menciono a concorrência com algumas transportadoras para barateamento do frete, implantação de loja virtual para que vocês possam efetuar suas cotações on-line e não ficar dependendo do retorno dos nossos e-mails, investimento em equipamentos para processamento de embalagens a vácuo para os lúpulos, além do desenvolvimento de embalagem multicamadas para os maltes não perderem sua qualidade com o tempo.

    O processo de melhorias é complexo e grande, e contempla uma série de estruturações complementares a estas e que serão implantadas durante os próximos 12 meses. Aliás, estamos preparando para este ano, 2012, muitas novidades e temos a certeza que teremos orgulho de ser uma empresa Brasileira no mesmo nível de qualidade das outras empresas neste mercado tão globalizado.

    Bem, fiquem a vontade para me contactar e mandar suas sugestões. Aqui sempre estamos abertos e receptivos. Podem sempre contar comigo, pois antes mesmo de ser empresário eu era Cervejeiro Caseiro.

    Daniel, o teu artigo ficou muito bom, parabéns.

    No mais peço desculpas a quem nós não conseguimos atender como deveríamos.

    Abraços a todos e continuem a contar conosco.

    Afonso Fraga Landini
    A Turma – Cerveja Artesanal

    ResponderExcluir
  36. Bode, baita post.
    é difícil alguém colocar a cara a tapa e se expor como tu fez.
    Nunca comprei na a turma, porque moro m porto alegre e compro diretamente da WE, e nao posso reclamar nem uma vírgula, pois mando email de manha e ao meio dia tenho malte MOÍDO a minha disposição bem como todos os outros insumos.Faço cerveja tem um ano e sempre que tive problemas a WE resolveu prontamente.
    E parabéns para o pessoal da A Turma que veio até o teu site e deu uma satisfação aos seus clientes.
    p.s.: Vale ressaltar que agora a Bodebrown esta revendendo fermentos whitelabs

    ResponderExcluir
  37. Bode,
    Post espetacular, como sempre.
    E parabéns pela iniciativa da A Turma pela "prestação" de contas aqui no Blog.

    ResponderExcluir
  38. Gabriel Gostautas19 de abril de 2012 12:00

    Pessoal, o frete da hopsdirect saiu caro hein! Duas vezes o preço do lúpulo. Mas ainda assim achei o preço compatível. É tudo questão de pesquisar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  39. Bode,

    Gostaria de colocar minha opinião sobre a bodebrown, de Curitiba. Moro na cidade da empresa, porém, como fui muito mal atendido por e-mail, resolvi comprar da WE e pagar o frete, o que convenhamos sempre é muito caro.

    Mas gostei das idéias. O blog é sempre um porto seguro antes de navegarmos nas panelas de brassagem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  40. Olá, eu moro na maior cidade do Brasil, conhecida como São Paulo, porem pelo amor de Deus alguem sabe aonde posso conseguir os ingredientes para fazer uma boa cereveja, pois ja procurei e ainda nao encontrei. obrigado.. meu email é cesarjuniorbr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desses caras:

      http://cervejaartesanal.wordpress.com/
      ou
      http://www.beerlovers.com.br/

      Excluir
  41. Cesar Junior, eu também sou de Sampa e também não acho nada.. eu tambem queria receber informações sobre os produtos. Meu email é: migrodrigo@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. Como eu já disse em outro post...Vc fez esse post tem mais de 1 anos e pra mim está sendo últil agora em maio de 2013...Obrigado pelas informações bodão..

    Continue assim e sempre que possível atualize o texto, pois de lá pra cá podem ter ocorrido melhorias nas empresas mencionadas e seria injusto nivela-las por procedimentos antigos...

    ResponderExcluir
  44. Bode,

    muito bom este seu blog, vem me ajudando muito desde a primeira brassagem. Eu moro em Macaé e a muito vinha procurando uma loja no Rio, ontem finalmente achei a
    www.malteecia.com.br , alguém já comprou lá?

    ResponderExcluir